Djavan: uma trajetória de sucesso

Publicado em: 12/04/2024 às 08h10

Djavan, 75, atravessou um “oceano”, parafraseando a canção eternizada na voz do artista, para transpor as dificuldades do contexto em que nasceu. Pobre, preto e dono de uma produção artística nada óbvia, o cantor natural de Maceió (AL) tinha uma única certeza no começo da carreira: a música.
O compositor, que acaba de lançar o álbum “D – Ao Vivo em Maceió”, reflete sobre a própria trajetória em entrevista exclusiva a Splash. Ele fala da origem, do flerte com o futebol, das consequências do racismo, das imposições do mercado fonográfico, do diagnóstico de tremor essencial (distúrbio neurológico do movimento que geralmente afeta as mãos) e dos desafios do mundo contemporâneo.
Eu nasci músico e desde sempre percebi que eu ia ter dificuldade, mas que eu ia conseguir, porque eu nasci músico e isso era irremediável. Não tinha outra alternativa. Eu ia viver de música porque eu nasci músico. Todas as dificuldades que eu tive por ser negro ou por ter uma música que não era muito usual, eu sabia que eu ia vencer, porque eu nasci para vencer.

 

 

Uol

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *