Mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS solicitaram o reembolso dos descontos de entidades associativas feitos nos benefícios dos últimos cinco anos. Apenas 6.720 pessoas confirmaram que autorizaram esses descontos. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (14) pelo presidente do INSS, Gilberto Waller. Ele disse que 41 entidades foram contestadas e explicou qual será procedimento tomado a partir de agora pelo instituto: “Ele simplesmente não reconhecer o vínculo com uma determinada entidade, e, quando ele simplesmente não reconhece o vínculo, o INSS intima automaticamente a instituição para que, em 15 dias úteis, junte a comprovação da regularidade daquele desconto ou realize o pagamento do valor devido corrigido, em que o INSS informa a GRU já com a correção do IPCA”. O número de pedidos de reembolso foi bem menor do que a quantidade de acessos à plataforma MEU INSS, que teve três vezes mais ingressos do que a média diária, ultrapassando oito milhões de pessoas, nesta quarta-feira. Isso acabou gerando instabilidade no sistema, problema que, segundo a Dataprev, empresa pública responsável pelos sistemas da Previdência, foi resolvido. O instituto está monitorado o número de acessos para avaliar a possibilidade de parcerias e de ampliação do atendimento aos beneficiários. Waller disse ainda que as pessoas não precisam ter pressa para pedir o ressarcimento dos valores. Ele garantiu que os beneficiários poderão solicitar a devolução do dinheiro a qualquer momento: “Tenham calma. Logicamente, no primeiro dia, há um uma expectativa maior, e todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos, acessar o 135, mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos que tenham o desconto indevido. Então, fiquem tranquilos a esse respeito”. O presidente do INSS reforçou que o instituto não entra em contato por telefone ou mensagem e que os aposentados devem ficar atentos para evitar golpes: “A forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, pela central 135 ou pelo site da previdência no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém. Ela não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, você liga para o INSS”. Lembrando que as solicitações de devolução do dinheiro descontado irregularmente devem ser feitas pelo aplicativo MEU INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pela central no telefone 135.

Publicado em: 15/05/2025 às 08h20

O Botafogo segue muito vivo na Libertadores, sim senhor! Em uma batalha de tirar o fôlego na noite desta quarta-feira (14), o time derrotou por 3 a 2 o Estudiantes pela quinta rodada da fase de grupos. Artur, com um gol e uma assistência, foi o grande destaque da partida no Nilton Santos. Desse modo, o Glorioso respira mais aliviado e vai precisar de uma vitória simples sobre a Universidad de Chile na última rodada do Grupo A para avançar às oitavas de final. O jogo será na terça-feira (27), às 21h30, na casa alvinegra.

O time comandado por Renato Paiva chega aos mesmos nove pontos dos argentinos, mas seguem  pelos critérios de desempate. A ‘La U’ lidera com dez somados. Mas em caso de triunfo na última rodada, o Botafogo superaria, portanto, os chilenos na classificação.

Botafogo cria chances em profusão
Com a obrigatoridade de buscar a vitória, o Botafogo tomou a iniciativa das ações e foi superior. Assim, empilhou chances em larga escala diante de um Estudiantes montado para sair apenas em contragolpes. Os argentinos, aliás, conseguiram boas investidas, mas faltou capricho no último passe. Apesar de darem alguns sustos na torcida alvinegra, os visitantes não fizeram com que John fosse, de fato, exigido. De tanto insistir, o Glorioso foi recompensado na reta final. Aos 41 minutos, Jair fez excelente inversão da direita que encontrou Artur dentro da área. O atacante cruzou da esquerda para Rwan Cruz chegar no embalo para finalizar.

Emoção de sobra, e Artur decide
Os times retornaram do intervalo sem substituições, mas o Botafogo  Aos seis minutos, Telles cobrou escanteio, o goleiro saiu mal, e Igor Jesus desviou com o corpo para ampliar a vantagem: 2 a 0. Mas a partir daí o jogo mudou. O Estudiantes não sentiu o golpe e se lançou à frente. Em um desses avanços, Gregore disputou espaço na área e a bola resvalou no braço dele. O árbitro assinala o pênalti, e Palacios cobrou pênalti com categoria para descontar aos 16′.

O técnico Renato Paiva tardou a fazer as substituições que precisava e pagou caro por isso. Afinal, os argentinos mantiveram a pressão e chegaram ao empate aos 32′. Arzamendia cruzou na área, Jair tentou afastar, mas mandou nos pés de Palacios, que arrematou dentro da área sem chance para John. A noite, porém, era de Artur. Aos 39′, o atacante, que já havia dado assistência para o gol de Rwan Cruz, recebeu lançamento espetacular de Marlon Freitas, driblou entre as pernas do marcador e, ao invadir a área, finalizou para marcar o terceiro gol ,o da vitória alvinegra.

BOTAFOGO 3X2 ESTUDIANTES (ARG)
Libertadores – Grupo A – 5ª Rodada

Data: 14/5/2025

Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Público: –

Renda: –

Gols: Rwan Cruz, 42’/1ºT (1-0); Igor Jesus, 6’/2ºT (2-0); Palacios, 16’/2ºT (2-1) ; Palacios, 32’/2ºT (2-0); Artur, 6’/2ºT (3-2)

BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte, 37’/2ºT), Jair, David Ricardo e Alex Telles (Jeffinho, 37’/2ºT); Gregore, Marlon Freitas (Allan, 43’/2ºT) e Cuiabano; Artur (Danilo Barbosa, 43’/2ºT), Rwan Cruz e Igor Jesus (Nathan Fernandes, 28’/2ºT). Técnico: Renato Paiva.

ESTUDIANTES: Mansilla; Santiago Núñez, Boselli (Cetré, 32’/2ºT) e Facundo Rodríguez; Meza, Gabriel Neves (Piovi, 13’/2ºT), Ascacíbar, José Sosa (Farías, 13’/2ºT) e Arzamendía; Medina; Palacios e Alario (Giménez, 13’/2ºT). Técnico: Eduardo Dominguez

Árbitro: Juan Benítez (PAR)

Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Júlio Aranda (PAR)

VAR: Ulises Mereles (PAR)

Cartões Amarelos: Cuiabano (BOT); Ascacíbar, Arzamendía, Meza (EST)

Cartões Vermelhos: –

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *