Altas temperaturas aumentam risco de doenças cardiovasculares

Publicado em: 10/09/2025 às 8h10

Medição da pressão arterial.

O aquecimento global é um problema grave, ocasionado pela emissão de gases poluentes na atmosfera — algo que é influenciado pela ação humana com mais intensidade desde a Revolução Industrial. Os efeitos da crise climática são diversos. Um deles é o aumento do risco de doenças cardiovasculares, que mataram mais de 400 mil pessoas no Brasil em 2022, de acordo com dados do DataSUS.

Além disso, grande parte das doenças renais ocorre devido à desidratação, o que deve se agravar com o aumento da temperatura nos próximos anos. O Dr. Gilberto Nunes, cardiologista intervencionista, explica como a alta temperatura afeta o sistema cardiovascular:

“Se a temperatura externa é muito alta, próxima da temperatura corporal, essa troca de calor fica mais dificultada e, consequentemente, a tendência é o corpo do organismo  ter mais dificuldade em eliminar esse calor com o meio ambiente. Isso pode levar a uma sobrecarga do organismo e levar a uma situação chamada de hipertermia, que pode ser um quadro potencialmente grave”.

As doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com a adoção de novos hábitos, por exemplo, controle de doenças que também são fatores de risco, como hipertensão arterial e colesterol elevado, alimentação saudável e, principalmente para os fumantes, o abandono do tabagismo. O cardiologista Newton Carneiro destaca que, como as doenças cardiovasculares possuem características diferentes, a prescrição de atividade física deve ser personalizada:

“Como regra geral, a cardiologia indica uma atividade física que, primeiro, privilegia a duração. Então, por exemplo, para pacientes que já tiveram um infarto ou tenham insuficiência cardíaca, a gente recomenda um exercício físico ótimo como aquele de pelo menos 150 minutos numa semana — na maioria, dividido na maioria dos dias. Depois, num segundo momento, se pensa em intensidade ou performance”.

Para evitar surpresas desagradáveis, é recomendável realizar consultas regulares com o médico para fazer um check-up.

 

Rádio Agência

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *