Publicado em: 06/10/2025 às 8h40
O Campeonato Brasileiro está cada vez mais perto do fim. A 27ª rodada da competição chegou ao fim neste domingo, 5, com jogos marcados por polêmicas e uma mudança importante na classificação: a liderança.
Com a vitória sobre o São Paulo em clássico polêmico e a derrota do Flamengo para o Bahia, o Palmeiras assumiu o topo da tabela. A vantagem que hoje está apenas no critério de desempate pode aumentar no próximo sábado, quando o Verdão fará jogo adiado contra o Juventude.
Mudanças na classificação à parte, o fim de semana de futebol foi repleto de emoção e polêmica. Veja tudo o que rolou na 27ª rodada do Brasileirão.
Desabafo sobre arbitragem
O sábado mostrou que a arbitragem seria um dos assuntos do fim de semana de futebol. A derrota do Grêmio por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, com pênalti polêmico marcado nos acréscimos, rendeu um longo desabafo de Marlon.
Em entrevista após o apito final, o lateral pediu pela profissionalização dos árbitros no Brasil e afirmou que a equipe gaúcha está sendo prejudicada na competição.
“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está sendo categoricamente roubado, desde que começou o campeonato. A gente vive numa liga onde você quer melhorar o calendário, [mas] a gente não tem nem profissionalização dos árbitros. A gente vem de anos e anos e anos de corrupção numa federação onde você não consegue legalizar as coisas. Isso tem muita influência direto no futebol”, disse Marlon.
Fim de jejum
Se alguém teve motivos para comemorar na noite de sábado foi o torcedor do Corinthians. Após três jogos sem vencer na competição, o Timão bateu a sensação Mirassol por 3 a 0, com gols de Maycon, Yuri Alberto e André.
Além de voltar a vencer após três jogos no Brasileirão, o time comandado por Dorival Júnior colocou fim em um incômodo jejum. Pelo campeonato, a equipe não vencia na Neo Química Arena desde 18 de maio.
No período, foram três empates (Vitória, Fortaleza e Palmeiras) e três derrotas (Bragantino, Bahia e Flamengo).
Além de voltar a vencer após três jogos no Brasileirão, o time comandado por Dorival Júnior colocou fim em um incômodo jejum. Pelo campeonato, a equipe não vencia na Neo Química Arena desde 18 de maio.
No período, foram três empates (Vitória, Fortaleza e Palmeiras) e três derrotas (Bragantino, Bahia e Flamengo).
Polêmica no clássico
As principais críticas à arbitragem no fim de semana aconteceram no clássico paulista. Na derrota por 3 a 2, de virada, para o Palmeiras, o São Paulo reclamou de dois lances apontados como cruciais para o desenrolar da partida.
Primeiro, aos seis minutos, Alan derrubou Gonzalo Tapia com um carrinho dentro da área. Os jogadores da casa pediram pênalti, mas nada foi marcado.
Poucos minutos depois, aos nove, Andreas Pereira atingiu a canela de Marcos Antônio com a sola da chuteira em bola dividida perto do meio de campo. O pedido foi por vermelho para o jogador palmeirense, que recebeu apenas o amarelo.
Chuva de gols em São Januário
Vasco da Gama e Vitória protagonizaram um jogo com viradas e chuva de gols. Em São Januário, o Cruzmaltino abriu o placar logo aos seis minutos de partida, mas tomou a virada ainda no primeiro tempo.
Após o primeiro tempo elétrico, o Vasco voltou em busca da virada e conseguiu com dois gols de Rayan. Contudo, mal deu para comemorar e o Vitória voltou a empatar, desta vez em 3 a 3, com gol de Raúl Cáceres.
A rede só parou de ser balançada no último minuto, quando GB marcou para o Vasco e decretou a vitória por 4 a 3. Mesmo com a chuva de gols, a partida também teve espaço para polêmica.
Torcedores do rubro-negro reclamaram da expulsão de Lucas Halter, que recebeu o primeiro amarelo por reclamação e o segundo durante um empurra-empurra na área adversária.
Expulsões
Em um dos principais jogos da rodada, o Flamengo entrou em campo contra o Bahia com o objetivo de manter a liderança do Brasileirão. Para isso, bastava empatar na Arena Fonte Nova, o que não aconteceu.
O time comandado por Filipe Luís teve Danilo e Wallace Yan expulsos e foi derrotado por 1 a 0. O lateral recebeu o cartão vermelho direto aos 12 minutos de jogo por atingir Tiago com o pé alto, enquanto o garoto foi advertido com dois amarelos e, consequentemente, expulso de campo.
Troca de liderança
Com a derrota para o Bahia, o Flamengo perdeu a liderança do Brasileirão. A classificação agora é liderada pelo Palmeiras, que tem os mesmos 55 pontos que o rubro-negro, mas leva a melhor por ter uma vitória a mais.
A vantagem palestrina, aliás, pode aumentar nos próximos dias. Isso porque o Palmeiras tem um jogo a menos na competição, que está marcado para o sábado, 11, contra o Juventude.