Publicado em: 18/10/2025 às 8h10
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou, nesta sexta-feira (17), em um pronunciamento em rede nacional, que este sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação em todo o Brasil:
“Não existe gesto de amor mais importante do que proteger a vida de uma criança. Neste sábado, vamos vacinar crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. Todos os postos de saúde do país estarão abertos. São mais de 15 tipos de vacinas disponíveis: contra pólio, covid-19, HPV, febre amarela, sarampo e muito mais. Tudo 100% de graça, tudo pelo nosso Sistema Único de Saúde”.
Segundo Padilha, nos 35 anos do Sistema Único de Saúde, o SUS, a vacinação passou a fazer parte da vida dos brasileiros e, por isso, o Brasil é um país livre da paralisia infantil, do tétano neonatal, da rubéola e do sarampo:
“Isso só foi possível porque décadas atrás os brasileiros já acreditavam nas vacinas e levavam seus filhos para se proteger. Agora, é a nossa vez. Não vamos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram. Enquanto outros países estão vendo o sarampo voltar, o Brasil voltou a ser reconhecido, em 2024, como país livre da doença. Um título conquistado com trabalho, ciência e amor à vida”.
Cobertura vacinal voltou a subir no país
O ministro destacou ainda que o país tem outro motivo para comemorar: o aumento da cobertura vacinal em 15 das 16 vacinas infantis ofertadas pelo SUS após seis anos de queda. Além disso, a pasta da Saúde criou a Caderneta Digital de Saúde da Criança, que leva informações seguras sobre vacinação para mais de 1,8 milhão de famílias brasileiras.
Segundo o Ministério da Saúde, neste sábado, os postos de saúde terão horários diferentes, a depender da orientação dos governos locais, mas estarão abertos para vacinação, pelo menos, das 8h às 17h.
Rádio Agência