Publicado em:16/01/2026 às 08h20
![]()
O Brasil deve bater recorde na produção de grãos no ciclo 2025-2026. A projeção é do Quarto Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.

De acordo com o estudo, a produção estimada para as 16 principais culturas do país deve atingir 353 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 0,3% em relação ao período anterior, 2024-2025.
O destaque na produção, como sempre, vai para a soja, principal cultura do país. A expectativa é de uma colheita de mais de 176 milhões de toneladas, com crescimento de 2,7%. Já o milho, outra importante cultura, teve aumento na área plantada total estimada. No entanto, devido a eventos climáticos como tempestades, granizo e veranicos na região Sul do país e falta de chuvas em Minas Gerais, a projeção é de queda de 1,5% na produção e de 5,3% na produtividade, considerando as três safras do ciclo.
Os alimentos queridinhos dos brasileiros, como arroz e feijão, também devem ter colheitas menores. A produção de arroz deve sofrer uma queda de cerca de 13%, por causa da redução de quase 10% na área semeada. Segundo a Conab, a produção total deve ser de mais de 11 milhões de toneladas. Para o feijão, somando as três safras, a previsão é de três milhões de toneladas, 0,5% abaixo da safra anterior. Em ambos os casos, segundo a Conab, o preço em baixa dos alimentos desestimulou o cultivo para o período 2025-26.
IBGE
O IBGE divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, com previsão de safra recorde para 2025, estimada em mais de 346 milhões de toneladas. A diferença entre os números do IBGE e da Conab ocorre porque o IBGE utiliza o ano-calendário, ou seja, de janeiro a dezembro, enquanto a Conab faz levantamentos com base no ano-safra, ciclo que vai de julho a junho.
Rádio Agência
