Brasília (DF), 10/06/2025 – O ex presidente Jair Bolsonaro em depoimento na 1ª turma do STF. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Trinta e dois meses depois, o cenário agora é outro. O esclarecimento veio na forma de responsabilização. O Judiciário, que teve cadeiras arremessadas pela janela, deu a palavra final: em 16 de setembro de 2025, o ministro Cristiano Zanin, o presidente da Primeira Turma do STF, proclamava o resultado do julgamento contra o núcleo 1, indicado como o principal responsável pelo planejamento e articulação dos atos golpistas.
“A Turma, por maioria, julgou procedente a Ação Penal 2668 com a condenação dos reús”
Não se trata mais apenas daqueles que vandalizaram fisicamente cadeiras, móveis e obras de arte, mas sim da cúpula que tentou depor a democracia brasileira. Quem encerrou essa sessão histórica foi o então presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com a expectativa de que crimes contra a democracia fiquem no passado.
“Desejo, muito sinceramente, que estejamos virando uma página da vida brasileira. E que possamos reconstruir relações com as divergências naturais da democracia, mas sem intolerância, extremismo ou incivilidade.”
Corta para dezembro de 2025. O STF encerra também os julgamentos de outros três núcleos da “trama golpista”. Ao todo, 29 pessoas foram condenadas e apenas duas absolvidas. Individualmente, as penas somam décadas de reclusão.
A lista de nomes revela o tamanho da conspiração contra a República:
▪️Jair Bolsonaro (ex-presidente da República) foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes como golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e chefia de organização criminosa armada. Ele cumpre pena, em regime fechado, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília (DF).
▪️Walter Braga Netto (general da reserva e ex-ministro) recebeu pena de 26 anos;
▪️Almir Garnier (almirante e ex-comandante da Marinha) foi condenado a 24 anos de prisão
▪️Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) também recebeu pena de 24 anos de prisão.
▪️Augusto Heleno (general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional) cumprirá 21 anos;
▪️Paulo Sérgio Nogueira (general da reserva e ex-ministro), foi condenado a 19 anos;
▪️Alexandre Ramagem (ex-chefe da Abin) condenado a 16 anos, permanece foragido.
Entre os condenados do núcleo 2, está Filipe Martins (ex-assessor) e Marcelo Câmara (ex-assessor e coronel da reserva), ambos condenados a 21 anos de prisão.
Fugas para o exterior
Alguns réus tentaram escapar da punição. Silvinei Vasques (ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal), condenado a 24 anos e 6 meses, foi preso no Paraguai após tentativa frustrada de fuga.
Já Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que foi condenado a 16 anos de prisão, permanece foragido.
Para evitar novas fugas, o STF determinou prisão domiciliar e monitoramento eletrônico para outros nove condenados enquanto a fase final de recursos ainda tramita na Corte.
Confira no site do STF a relação completa com todos os núcleos e as penas de cada condenado nas quatro ações.
E a gente volta ao relato do jornalista Alex Rodrigues. Ao entrar no STF naquele 8 de janeiro, ele percebeu que o dano ia muito além da estrutura destruída.
“Além de todo estrago material, a força simbólica da representação desse ato de violência… o dano era incomensurável.”
A reconstrução do STF e de outros prédios da República está concluída. E os pilares da democracia, ao menos por ora, parecem reforçados.
Rádio Agência