Conta de luz: Bandeira tarifária continua vermelha, mas cai um nível

Publicado em: 27/09/2025 às 8h10

Eletricidade, energia, lâmpada

Os consumidores vão ter um alívio nas contas de luz em outubro. É que a bandeira tarifária, apesar de continuar vermelha, vai cair do patamar 2 para o 1.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

A diminuição do patamar significa que o adicional nas contas de luz a cada 100 quilowatts-hora será reduzido de R$ 7,87 para R$ 4,46 no mês que vem.

A mudança vem depois da bandeira vermelha 2, o mais alto patamar de cobrança adicional, vigorar por dois meses.

Apesar da redução, a Aneel alerta que está chovendo menos do que o normal e pouca água chega aos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Por isso, as usinas termelétricas, que usam combustível e tem maior custo de geração, ainda serão acionadas para evitar a falta de energia.

A ANEEL pede que todos usem de forma responsável a energia elétrica, mesmo em períodos favoráveis, para que seja possível a sustentabilidade do setor elétrico.

Na página da agência no YouTube, você encontra vídeos que explicam como funcionam as bandeiras tarifárias e como o consumidor pode fazer para economizar.

 

Rádio Agência

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *