Forte neblina é registrada em Santa Inês na manhã desta quarta-feira

Publicado em: 13/08/2025 às 8h10

A manhã começou com neblina na cidade de Santa Inês nesta quarta-feira (13). A avenida Castelo Branco registrou baixa visibilidade, como mostra o vídeo. À medida que o Sol vai aparecendo, a neblina vai se dissipando. Os moradores estão desfrutando da beleza do fenômeno e das temperaturas agradáveis nesta manhã.
Para formar esse “tapete de nuvem no chão”, três combinações precisam estar no ponto ideal: muita umidade no ar, mas muita mesmo porque o nevoeiro precisa de pelo menos uns 90% de umidade, pouco vento e céu limpo à noite, segundo o site ClimaTempo.

Parece que vai chover, mas o nevoeiro é sinal de tempo firme. Ele só aparece quando o tempo está estável e o friozinho faz a umidade do ar condensar pertinho do chão, formando gotículas minúsculas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta, as temperaturas em Santa Inês variam entre 23°C e 33ºC.

Estrada com baixa visibilidade
Em geral, trechos de serra e baixadas estão mais sujeitos à ocorrência de neblina, principalmente nos períodos de maior incidência, no começo da manhã e durante a madrugada. Ao perceber os primeiros sinais de neblina, o motorista deve reduzir gradualmente a velocidade e manter aceso o farol baixo – mesmo durante o dia, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). E, se veículo estiver equipado com luzes de neblina, acender também os faróis de neblina dianteiros e a luz de neblina traseira – geralmente esses sistemas acenderão uma luz de aviso no painel, semelhantes ao farol, sendo na cor verde para os faróis de neblina e na cor laranja, em sentido oposto, para a lanterna de neblina traseira. Nunca, em hipótese alguma, deve-se ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento dentro da neblina – isso pode confundir outros motoristas e causar acidentes.
Além dos cuidados já citados, a distância segura do veículo que segue à frente é a maior aliada da segurança nessas condições de visibilidade prejudicada. Caso possível, o motorista deve aumentar a distância até ver somente as luzes traseiras do veículo à frente. Com isso, caso aquele veículo precise fazer uma manobra brusca, o motorista que segue atrás terá um maior tempo de reação e com isso aumenta possibilidade de não se envolver em um acidente ocasionado por uma manobra arriscada.

Não menos importante é avaliar as condições de segurança para seguir viagem: se a neblina estiver densa ao ponto da visibilidade se restringir à poucos metros, o motorista deve se orientar pelas faixas laterais da pista e o mais prudente é encontrar um local seguro, como postos de abastecimentos, e aguardar as condições se tornarem mais favoráveis.

 

 

Imirante.com

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *