Publicado em: 11/11/2025 às 8h10
![]()
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira, durante a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP30, em Belém, que o governo pretende criar um fundo dedicado exclusivamente à transição energética, com recursos da exploração de recursos não-renováveis.

Segundo Silveira, o Conselho Nacional de Política Energética, CNPE, vai discutir em dezembro a criação de um grupo de trabalho para a criação de um fundo específico, abastecido com recursos do petróleo e da mineração.
“O que nós precisamos agora é dar exemplo para o mundo com mais ações práticas. E o Fundo, o nosso Fundo de Transição Energética pode ser uma possibilidade da gente achar uma governança […] pode ser uma grande fonte de receita para acelerar a transição global.”
De acordo com o ministro, o grupo de trabalho do CNPE deverá definir a modelagem e os critérios de aplicação dos recursos, com duas linhas principais. A primeira diretriz cobre o financiamento de medidas de prevenção e adaptação às mudanças do clima. A segunda orienta investimentos em inclusão social e desenvolvimento sustentável.
Silveira também disse que vai defender que uma parte do dinheiro do fundo seja usada para acelerar a transição energética, enquanto outra parcela seja destinada à inclusão social. A ideia é explorar os recursos naturais, inclusive combustíveis fósseis, para acelerar a migração para fontes não poluidoras de energia.
Rádio Agência
