Publicado em: 09/01/2026 às 08h10

BACABAL – As buscas pelos irmãos Ágata Isabelle, de 5 anos, e Allan Michael, de 4 anos, seguem nesta sexta-feira (9). Este é o sexto dia consecutivo de buscas na zona rural de Bacabal, no Maranhão. As crianças desapareceram no último domingo (4) e, até o momento, ainda não foram localizadas.
Novas estratégias de buscas pelas crianças desaparecidas
Segundo o comandante da PM-MA, coronel Wallace Amorim, policiais do Comando de Operações Especiais (Cosar) e do Batalhão de Choque estão sendo transportados em helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA) para áreas de mata fechada. “É um ambiente inóspito”, afirmou.
“As nossas equipes traçam perímetros e avançam em direção contrária ao ponto onde o menino de 8 anos foi encontrado. As buscas também contam com drones equipados com câmeras térmicas, usados para tentar localizar as crianças”, disse o coronel.
Wanderson Kauã segue internado se recuperando
Enquanto isso, Wanderson Kauã, de 8 anos, encontrado na tarde de quarta-feira (7) após quatro dias desaparecido, permanece internado no Hospital Geral de Bacabal, acompanhado pelos pais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde da criança é estável, com evolução considerada positiva, mas ainda sem previsão de alta.
De acordo com a secretária de Saúde de Bacabal, Yvanna Lopes Almeida, Kauã está consciente, acordado e passou por exames laboratoriais.
“Kauã se encontra acordado, consciente, já foram realizados exames de laboratório. Paciente com diurese presente, já aceitando a dieta, com estado geral regular. Kauã segue estável e com prognóstico favorável e com avaliação contínua da nossa equipe médica”, disse Yvanna Lopes Almeida, secretaria de Saúde de Bacabal.
Kauã foi localizado no povoado Santa Rosa, próximo ao quilombo São Sebastião dos Pretos, mesma região onde ocorreu o desaparecimento. Segundo a polícia, a distância entre o ponto onde ele foi encontrado e o local do desaparecimento é de cerca de quatro quilômetros em linha reta.
Durante as buscas realizadas nessa quinta-feira (8), equipes encontraram roupas e um chinelo pertencentes ao menino. Ao ser resgatado, Kauã conseguiu informar apenas que as outras crianças estariam mais à frente na mata.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o menino chegando ao hospital, onde foi recebido com aplausos.
Por causa do estado de saúde e do acompanhamento psicológico que recebe, as equipes ainda não conseguiram obter muitos detalhes que ajudem a localizar Ágata e Allan. As buscas continuam na região.
As forças de segurança do Estado permanecem mobilizadas nas buscas e ganharam reforço. Os trabalhos contam com drones com câmeras térmicas e cães farejadores.
Participam da força-tarefa policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, com o apoio do Comando de operações e sobrevivência em área rural (Cosar) e de cães farejadores. A Força Estadual de Segurança e o Centro Tático Aéreo (CTA) também atuam na operação, realizando sobrevoos.
Suspeito de abuso sexual nega envolvimento em desaparecimento
Um homem detido, nessa terça-feira (6), durante as investigações sobre o desaparecimento de crianças foi ouvido pela polícia e negou qualquer envolvimento no caso. Segundo o delegado Ricardo Aragão, até o momento não há provas que liguem o suspeito ao crime.
Imirante.com
