Publicado em: 19/11/2025 às 8h15
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Você atende o telefone e ouve isso aqui:

“Beneficiários de auxílio de longa duração para fazer a prova de vida. Digite 1 para prosseguir com o atendimento de prova de vida ou digite 2 para a restituição de descontos indevidos.”
Parece sério, mas é golpe. Estelionatários estão ligando para aposentados e pensionistas se passando pela Central 135 do INSS. Pedem para a pessoa digitar uma opção e abrem o caminho para ter acesso a informações sigilosas da nova vítima.
Me ligaram. O que devo fazer?
Se receber alguma ligação suspeita, desligue imediatamente.
O INSS NÃO faz prova de vida:
❌ por telefone
❌ por mensagem de texto
Também não solicita dados pessoais, senhas ou transferências de dinheiro.
Regras mudaram: entenda como funciona agora
Não custa lembrar: as regras da Prova de Vida mudaram. Hoje em dia, é tudo automático. O INSS cruza os dados do beneficiário em sites oficiais e só quem não for identificado precisa fazer a prova de vida.
⏩ Ouça também: Biometria no INSS? Entenda a tecnologia e fuja dos boatos.
Prova de vida: como saber se preciso fazer?
Quem precisa regularizar a situação vai receber a informação no extrato bancário. E só por aí. Não tem telefonema, não tem e-mail, não tem whatsapp. Então, cheque no seu extrato se você foi notificado. Se não foi, você não tem que fazer nada.
Passo a passo para fazer a prova de vida com segurança
Se foi, você tem duas alternativas:
✔️ Você pode acessar o site ou o aplicativo Meu INSS (iOS e Android)
Basta fazer o login e seguir as instruções para fazer a prova de vida. Pode ser que você precise fazer um reconhecimento facial.
✔️ Você pode fazer a prova de vida pelo aplicativo ou site do seu banco.
Mas atenção: nem todos os bancos oferecem esse serviço. E em caso de dúvida, ligue pra Central 135 ou acesse o aplicativo Meu INSS.
*Com sonoplastia de Jailton Sodré.
