Polícia convoca, via WhatsApp, donos de celulares roubados para devolução nesta quinta (25)

Publicado em: 24/09/2025 às 8h15

Programa Meu Celular de Volta realiza nova devolução de celulares.

SÃO LUÍS – Mais uma fase de devolução de celulares furtados ou roubados, recuperados por meio do programa Meu Celular de Volta, ocorre nesta quinta-feira (25) na Grande Ilha. A Polícia Civil do Maranhão já iniciou, nesta terça-feira (23), as intimações aos verdadeiros donos.

“Estamos enviando as intimações via WhatsApp verificado da Polícia Civil – (98) 3196-1872. Todos os que tiverem recebido a mensagem, com a intimação, devem comparecer em local e horário informados, com os documentos necessários”, explica o delegado Luigi Conte Neto, coordenador do programa Meu Celular de Volta.

Neste novo mutirão, que será realizado no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública, no bairro Vila Palmeira, em São Luís, das 8h às 12h, os policiais irão devolver 385 celulares apreendidos nas duas últimas etapas de recuperação executadas na Grande Ilha.

A recuperação dos celulares foi possível porque todos os que tiveram seus celulares subtraídos em algum momento, em situação de roubo ou furto, registraram boletim de ocorrência na Delegacia Online ou em um distrito policial informando o número do IMEI. Somente por meio deste número de série é que a polícia consegue fazer o rastreio junto às operadoras de telefonia.

A polícia orienta que os celulares sejam adquiridos de fontes confiáveis, que possam ter procedência atestada por meio de nota fiscal. Uma página criada pelo Governo Federal também permite consultar o IMEI – número de série que pode ser encontrado na caixa do celular, na nota de compra ou ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

Devolução de celulares no interior

Antes do mutirão para devolução de celulares na Grande Ilha, haverá uma entrega no município de Chapadinha. No total, serão 25 aparelhos. Os intimados a reaverem os celulares deverão procurar a delegacia, a partir das 9h de quarta (24).

O programa Meu Celular de Volta tem sido uma das principais estratégias de enfrentamento ao crime de receptação e de enfraquecimento das redes criminosas que alimentam esse tipo de delito. Além de possibilitar que os cidadãos recebam seus aparelhos de volta, a iniciativa também contribui diretamente para a redução dos índices de roubo.

Entre janeiro e agosto deste ano, 3.731 celulares deixaram de ser roubados, o que representa uma redução de 26% no número de ocorrências. Na Grande Ilha, foram menos 2.679 aparelhos roubados, isto é, queda de 28%. Nos dois cenários, todos os meses analisados apresentaram retração, com destaque para abril, maio e junho, que consolidaram a maior diminuição no acumulado.

 

 

Imrrante.com

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *