Ferramenta do BC evita abertura de contas correntes não autorizadas

Publicado em: 02/12/2025 às 8h10

Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Banco Central lançou, nesta segunda-feira, uma nova ferramenta para evitar abertura de contas correntes não autorizadas. A plataforma BC Protege+ permite que pessoas e empresas informem ao sistema financeiro que não desejam a abertura de conta.

A proteção será para novas contas corrente, poupança e de pagamento pré-paga, inclusive em instituição que a pessoa já tenha conta bancária. Também será possível impedir a inclusão de titular ou representante nessas contas.

Izabela Correa, Diretora de Cidadania do Banco Central, afirma que a medida busca reforçar a segurança contra fraudes com uso de identidade falsa. Ela esclarece que o BC espera redução de fraudes.

Nesta segunda-feira, mais de 19 mil pessoas já fizeram pedido de não abertura de contas. Nesse período, em 760 mil consultas de instituições financeiras ao Banco Central, 456 aberturas de contas foram reprovadas.

Para acessar o BC Protege+ é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. O endereço é bcb.gov.br/meubc. É possível ativar ou desativar a proteção a qualquer momento.

Com a proteção ativada, o banco não pode abrir conta e nem incluir correntista como titular ou representante de uma conta bancária. A instituição deve avisar que a proteção está ativada. Se quiser, o cidadão pode desativar o serviço e seguir com abertura da conta.

No site do Banco Central, é possível ao cidadão visualizar quais instituições financeiras consultaram seu CPF ou CNPJ e o motivo da consulta.

O Banco Central informa que a medida não substitui outras ações de segurança e que as instituições financeiras devem continuar verificando a identidade dos clientes e autenticidade das informações.

 

 

Agência Brasil

Share

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *